Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Dow Jones Newswires — Tel Aviv

Tropas israelenses travaram combate nas primeiras horas da manhã de segunda-feira para recuperar o controle de áreas do sul do país depois que militantes do Hamas invadiram o território de Israel a partir de Gaza. Os militares israelenses lutam para fechar novamente a fronteira contra novas incursões.

Segundo o porta-voz militar israelense Jonathan Conricus, blindados e mais de 100 mil soldados reservistas convocados no domingo estão sendo reunidos na fronteira com Gaza nesta segunda-feira, terceiro dia do conflito.

"Nosso objetivo é garantir que o Hamas não consiga mais ameaçar os civis de Israel", disse o porta-voz em declaração no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.

Moradores de Tel Aviv observam estragos causados por mísseis disparados pelo Hamas — Foto: Oded Balilty/AP
Moradores de Tel Aviv observam estragos causados por mísseis disparados pelo Hamas — Foto: Oded Balilty/AP

Durante todo o domingo, o governo israelita continuou a trabalhar para evacuar civis de cidades e aldeias perto de Gaza, enclaves palestinos densamente povoados, e as autoridades trabalharam para tratar centenas de civis feridos, recuperar os corpos dos mortos e tentar determinar quantos israelenses tinham sido feitos reféns pelo Hamas.

O gabinete israelense aprovou uma declaração de guerra depois que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, anunciou no sábado uma convocação para centenas de milhares de reservistas militares, dizendo em um discurso televisionado: “Estamos em guerra e vamos vencê-la”.

O Hamas, apoiado pelo Irã, disse que conseguiu enviar homens e armas adicionais para Israel no domingo e lançou uma nova barragem de mísseis a partir de Gaza.

Entretanto, outro grupo militante apoiado pelo Irã, o Hezbollah, disparou morteiros e um míssil contra alvos israelitas no sul do Líbano. Os ataques do Hezbollah levantaram o espectro de uma segunda abertura de frente no conflito, enquanto Israel se preparava para ataques mais amplos contra alvos militantes em Gaza.

O Hamas procura causar mais turbulência, apelando aos palestinos na Cisjordânia ocupada para se revoltarem e confrontarem os soldados israelenses no local.

No fim do domingo, militantes de Gaza dispararam outra barragem de foguetes, enquanto Israel realizava ataques aéreos no território palestino. Os militares israelenses também disseram que uma de suas unidades de comando da marinha capturou um vice-comandante da força naval do Hamas.

Mais de 700 israelenses foram confirmados como mortos e 2.408 feridos, segundo a Rádio do Exército de Israel. Pelo menos 413 palestinos foram mortos e cerca de 2.300 feridos em contra-ataques israelenses em Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Não está claro quantos dos palestinos mortos eram militantes, mas os militares de Israel disseram que já mataram centenas. O porta-voz militar Jonathan Conricus disse que cerca de mil pessoas de Gaza entraram em Israel no sábado, incluindo um número não especificado vestido com roupas civis.

Mais recente Próxima Hamas diz manter mais de 100 reféns, incluindo oficiais do exército israelense, diz CNN

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

A partir do começo de junho, Cármen irá suceder o ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE desde 2022

Cármen Lúcia assume TSE com desafio de pacificar relação com Senado

Além dele, morreram o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e vários outros passageiros

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre em acidente de helicóptero, diz TV estatal

Autoridades chinesas levantaram diversos alertas sobre Taiwan nos últimos dias

Lai Ching-te, novo presidente de Taiwan, toma posse com ilha dividida

O plano prevê o aporte de recursos na companhia, mediante aumento de capital, e o pagamento integral de credores com valores a receber de até R$ 30 mil

Helicóptero que transportava o presidente foi completamente queimado e que as expectativas são baixas de que ele tenha sobrevivido ao acidente; ainda não houve uma declaração oficial do governo iraniano

 Localizados os destroços do helicóptero do presidente do Irã: 'Nenhum sinal de vida', diz agência estatal

Taxa prime de empréstimos (LPR, iniciais em inglês) de um ano permaneceu estável em 3,45%, enquanto a taxa de cinco anos se manteve em 3,95%, de acordo com os dados oficiais

Medida seria uma alternativa à implementação de cidades transitórias; governo também estuda como auxiliar cozinhas solidárias

Assessoria do governador não descarta ida para o PL no futuro, mas que não há previsão para troca de partido nem movimentação do político nesse sentido

Forças de Putin atacaram resort à beira de lago e Kiev espera novos bombardeios

Ucrânia acusa Rússia de ataques em Kharkiv que mataram ao menos 11